Colunas

4 tendências tecnológicas que definirão 2023

*Por Liz Centoni

A inovação tecnológica geralmente ocorre nos bastidores até que um evento – uma violação de dados, uma interrupção na nuvem, um movimento social – a traga para as manchetes dos jornais. Ficar à frente desse ciclo de hype é difícil. Obter uma vantagem sobre a concorrência significa investir na tecnologia certa no momento certo. Essa é a motivação por trás de minhas previsões tecnológicas anuais, e aqui estão as tendências que vejo chegando no próximo ano.

Tendência #1: Novas Dimensões para a Superfície de Ataque
A demanda por produtos e serviços digitais está crescendo e fazendo das empresas alvos cibernéticos ainda maiores. Estamos ouvindo cada vez mais sobre esquemas de phishing, ransomware e defesas mal gerenciadas. Em 2023, ouviremos muito mais sobre como a corrida para competir está expondo a infraestrutura de aplicativos e os projetos paralelos de TI.

Segurança de aplicativos e APIs — Os desenvolvedores terão acesso a um melhor suporte de ferramentas para acelerar a forma como criam, protegem e gerenciam aplicativos modernos que são intuitivos para experiências digitais excepcionais.

Criptografia quântica — À medida que nos preparamos para um mundo quântico, a criptografia quântica segura com Quantum Key Distribution (QKD) começará a ser amplamente implementada com atualizações para data centers, carros autônomos e dispositivos de consumo, como telefones.

Tendência #2: economia de experiência e insights de negócios

Com cada vez mais interações entre empresas e clientes acontecendo online, o sucesso se vincula a ótimas experiências digitais. Na verdade, veremos a “experiência” do cliente e do usuário entre os novos KPIs de negócios mais importantes em 2023, à medida que procuramos orientar as empresas em direção a melhores resultados de negócios na economia digital.

Observabilidade de pilha completa e resultados de negócios — Um problema significativo com o monitoramento sempre foi o excesso de dados com pouco contexto de negócios. Em 2023, a correlação de monitoramento e visibilidade de aplicativos com resultados de negócios será uma solução líder.

Rastreamentos e OpenTelemetry — O OpenTelemetry emergirá como o principal padrão de código aberto para observabilidade de dados, e o rastreamento distribuído será uma aposta na avaliação da experiência de aplicativo completa e ponta a ponta.

Estruturas de desenvolvimento de aplicativos nativos de ponta — veremos uma adoção crescente de estruturas de desenvolvimento de aplicativos para a borda repleta de novas APIs de gerenciamento de dados, conformidade e segurança, juntamente com novas cadeias de ferramentas de IA/ML.

Tendência #3: próxima fase de conectividade e redes inteligentes

A conectividade e as redes inteligentes prometem ajudar as organizações a antecipar e responder a questões comerciais globais, mudanças na força de trabalho e outros eventos inesperados. No próximo ano, veremos o lançamento de soluções de rede e conectividade revolucionárias – um sinal de maravilhas futuras,

Resiliência da Cadeia de Suprimentos — A cadeia de suprimentos do futuro tomará forma rapidamente com os recursos de contabilidade distribuída e o uso da automação da IoT no rastreamento, manutenção e entrega. Isso abrirá a porta para as cadeias de suprimentos circulares.
Redes preditivas—Fortalecidas por enormes quantidades de dados coletados de fontes de telemetria, as empresas terão acesso a recursos preditivos reais de rede e conectividade por meio de ofertas SaaS integradas e fáceis de usar.

Realinhamento multicloud — Não haverá como voltar atrás, pois as indústrias adotam modelos multicloud totalmente novos. Veremos um movimento contínuo em direção a novas estruturas multicloud, como Sovereign Clouds, Local Zone Clouds, Zero-Carbon Clouds e outras novas nuvens.

Tendência # 4: Construir um futuro melhor e mais inclusivo para todos

A confiança nas nossas instituições e nas empresas foi posta à prova nos últimos anos, levando-nos a um ponto de inflexão. O novo escopo da inovação está se voltando rapidamente para o bem público – com responsabilidade, sustentabilidade, equidade e inclusão como temas orientadores. Estamos à beira de uma mudança geracional que se tornará evidente por meio da tecnologia em 2023.

Equidade e inclusão do trabalho híbrido — A próxima fase do trabalho híbrido começa no próximo ano com novas maneiras de capacitar o acesso amplo e a inclusão por meio de aplicações inovadoras de IA e outras tecnologias futuristas.

Journey to Net Zero—Os data centers serão transformados de maneiras que pareciam impossíveis apenas alguns anos atrás, avançando nas metas de sustentabilidade por meio do gerenciamento de energia baseado em nuvem alimentado por APIs e hardware reutilizado.
IA responsável — A inteligência artificial será aproveitada por atores desonestos, chocando o público e reunindo indústria, governos, academia e ONGs com um propósito comum de fornecer princípios universais de responsabilidade aos sistemas de IA.

*Depois de mais de 22 anos na Cisco, a diretora de estratégia Liz Centoni está no controle da indústria de tecnologia.

+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *