Você não achou que nós iríamos deixar o mês de outubro passar em branco, não é? Todo profissional ou entusiasta de segurança da informação sabe que é nessa época que comemoramos o Mês de Conscientização em Cibersegurança — uma iniciativa que remonta o ano de 2004, quando órgãos governamentais dos Estados Unidos decidiram propagar ações e dicas de proteção no mundo digital para os estadunidenses (incluindo a importância de manter seus softwares atualizados e fazer backups).
Não demorou muito para que o mundo inteiro gostasse da ideia, e, de uma iniciativa nacional, o programa logo se tornou uma festividade global, com cada país se organizando de forma autônoma para propagar conhecimentos relevantes sobre o assunto. Empresas e fornecedores de soluções também costumam utilizar o mês de outubro para, respectivamente, reforçar seus programas internos de awareness e fortalecer a distribuição de materiais educacionais.
Erros humanos continuam sendo os principais causadores de incidentes de segurança cibernética, e, justamente por isso, é comum que a comunidade enxergue o fator humano como “o elo mais fraco” da segurança da informação. Isso não é uma verdade absoluta. Com o correto treinamento e condicionamento cultural, os colaboradores de uma empresa podem se tornar os maiores aliados de sua estratégia de SI, identificando ameaças e tornando a linha de frente com o crime cibernético.
Isto posto, o Movimento CyberTech Brasil resolveu desenvolver um material que está disponibilizado gratuitamente para ajudar usuários finais e corporações que não possuem um material adequado para treinar seus colaboradores: a Cartilha CyberTech Brasil de Conscientização em Segurança! Trata-se de um ebook que aborda as principais ameaças “da moda” e dá dicas importantes de como se proteger — tudo no formato de uma leitura leve, descontraída e divertida. Você pode encontrá-lo em nossa página de reports ou clicar no botão abaixo.
Para a elaboração deste material, contamos com o apoio de parceiros renomados e que entendem do assunto: Check Point, CyberLabs|PSafe, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ESET, senhasegura e Duo Security. Não perca tempo e baixe agora mesmo a sua cópia! E lembre-se: estamos sempre sedentos por feedbacks a respeito de nossos conteúdos. Logo, caso queira comentar e/ou bater um papo sobre a cartilha, envie um email para contato@cybertechbr.org!