O Exército Brasileiro acaba de firmar um acordo de cooperação com a CySource, empresa israelense que oferece uma plataforma proprietária para treinamentos simulados altamente realistas de defesa cibernética. Assinada pelo comandante do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), General Heber Garcia Portela, e pelo CEO da CySource, Amir Bar-El, a parceria tem como objetivo aprimorar as capacidades do Exército Brasileiro em repelir eventuais ciberataques contra infraestruturas críticas do país.
“Ao longo dos últimos anos, estabelecemos academias de segurança cibernética para diversas organizações militares e unidades de segurança em todo o mundo, o que nos permitiu consolidar conhecimento estratégico na defesa cibernética. Agora, será uma grande satisfação poder contribuir para o avanço da cibersegurança do Exército Brasileiro”, afirmou Bar-El, no evento de celebração ocorrido no dia 25 de março em Tel Aviv (Israel).
O termo de cooperação também inclui serviços de análise de malware, fundamentos de rede, respostas a incidentes cibernéticos, red team, perícia forense digital e testes de intrusão a sistemas críticos. Vale ressaltar que a CySource já oferecia cursos em português através de uma academia local aqui no Brasil — fomos um dos primeiros países a receber conteúdo educacional da companhia, que tem como principais clientes empresas de grande porte, instituições educacionais e órgãos governamentais.
“Vamos capacitar o exército brasileiro com um leque completo de treinamentos, adequando todo conteúdo para atender as necessidades que foram sendo identificadas”, promete Hélio Sant’ana, country manager da CySource no Brasil. Atualmente, o ComDCiber já realiza anualmente o Exercício Guardião Cibernético (EGC), considerado o maior exercício de defesa cibernética do hemisfério sul, e que utiliza simulações de conflitos cibernéticos (cyber range) para mensurar a capacidade dos oficiais de responder a ataques reais.
Experiência é o que não falta
Você pode nunca ter ouvido falar na CySource, mas saiba que a companhia possui uma imagem altamente respeitada ao redor do mundo. Seu próprio CEO e fundador atuou durante anos na Mossad, serviço secreto de inteligência de Israel; ao decidir se aventurar pelo setor privado, levou consigo outros militares veteranos do país. Entre os clientes da CySource, podemos citar o Bank Hapoalim (considerado uma das instituições financeiras mais seguras do mundo) e o gabinete do primeiro ministro de Israel.
No Brasil, a companhia oferece pacotes de cursos que podem ser adquiridos por qualquer internauta. Tais pacotes incluem trilhas de “carreiras prontas”, como pentester profissional (360 horas) e analista de SOC (220 horas). Naturalmente, os alunos podem desfrutar do ambiente de simulação da CySource ao longo do curso, visto que este é justamente um dos chamarizes da plataforma.