Insight do Especialista

“Crie seus próprios padrões de senha”, recomenda diretor de SOC da NTT

O usuário final é apontado como o grande responsável pela vulnerabilidade dos ambientes digitais em quase todos os relatórios que medem a capacidade das empresas em enfrentarem as ciberameaças. Para aumentar a proteção das credenciais, Daniel Lima, diretor de SOC (Security Operation Center) da NTT, recomenda dois recursos, que podem ser aplicados em conjunto ou individualmente: o uso de software gerenciadores de senha e a criação de padrões pessoais para a criação das credenciais.

“Tenho percebido o aumento do uso dos gerenciadores de senha e recomendo esta adoção como alternativa para quem não tem um nível de proteção de senhas”, diz o especialista ao lembrar que esta alternativa não elimina a recomendação de não uso de senhas repetidas.

Como alternativa aos gerenciadores de senha, até pelo fato de que também estas plataformas estão sob risco, Lima sugere a criação de padrões pessoais para a composição das credenciais. “Se você se esquece das senhas, porque elas são grandes e porque usa uma senha diferente para cada conta, e não quer usar o gerenciador de senhas, você pode criar padrões de senhas. Tente criar um padrão interno e segui-lo na renovação periódica das credenciais. É o que eu faço no dia a dia”, comenta, lembrando a necessidade de definir níveis de dificuldades de acordo com a criticidade de cada contas – banco, email etc.

+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *