Entrevista com Especialista

ISO 27001, um aliado à resiliência cibernética?

A provedora de serviços de data center ODATA acumula, entre várias iniciativas na área de qualidade, a certificação ISO 27001. A norma diz respeito à Gestão de Segurança da Informação, uma tarefa completada por um número restrito de empresas no Brasil. Mais do que garantir um nível adequado de proteção de dados, estar em dia com a norma gera impactos secundários, como acesso a novos mercados e vantagem competitiva tanto em solo nacional, quanto no exterior.

A certificação ISO 27001 inclui identificar e estabelecer políticas e objetivos internos de segurança da informação; realização de avaliação de riscos; análise dos resultados obtidos e ainda, investir na contínua melhoria a partir da obtenção da certificação, para garantir aprovação nas revisões periódicas.

Nesta entrevista, Carlos Salata, gerente da Qualidade da ODATA, e Mayara Zunckeller, gerente de Operações da TÜV Rheinland, trazem um histórico da certificação e sua importância para os negócios, apontando as vantagens da certificação para os negócios. Salata, por exemplo, diz que a ODATA conquistou grandes clientes internacionais após a certificação.

Já Mayara, detalha reconhece a complexidade dos projetos e processos de certificação, mas defende que as alterações empreendidas para a adequação da organização à ISO 27001 as tornam mais resilientes aos ataques cibernéticos. Acompanhe a íntegra da entrevista abaixo.

+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *