E a nossa semana termina com mais uma edição de nosso Resumo Semanal, quadro publicado todas as sextas-feiras em nosso canal no YouTube e nas principais plataformas de streaming de áudio, traz semanalmente um convidado renomado no mercado de cibersegurança para debater as principais notícias que abalaram as manchetes nos últimos dias.
Nesta edição (03/02), tivemos o prazer de conversar com Carlos Rust, fundador e CEO da RustCon, sobre a preocupante evolução do malware bancário brasileiro Prilex. Identificado pela primeira vez em 2014, ele inicialmente se focava em caixas eletrônicos (ATMs), mas, em sua última atualização, passou a ter como alvo máquinas de cartões de crédito (PDV). Bloqueando sua capacidade de receber pagamentos por aproximação, o vírus obriga o consumidor a realizar a transação via chip, momento no qual consegue cloná-lo ou realizar uma transação fantasma.
Também falamos sobre a recente exposição de dados de usuários do Google Fi, serviço de rede móvel da Google que é bastante popular nos Estados Unidos. O incidente é decorrente de um vazamento de dados da T-Mobile, que é justamente a prestadora que empresta sua infraestrutura de operadora telefônica para a Gigante das Buscas. O caso levanta a velha discussão sobre cuidados com sua cadeia de valor.
Vale ressaltar que, caso prefira, você pode acompanhar o Resumo Semanal no formato de podcast, disponível no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music.