Cleber Ribas, CEO d Blockbit, comenta conosco as notícias de maior audiência nesta semana. São elas:
Os projetos Zero Trust precisam começar a integrar demandas de segurança e de negócios, para levar os negócios a uma jornada completa. Esta é a recomendação do Gartner, consultoria segundo a qual 10% das grandes empresas terão um programa Zero Trust maduro até 2026, apesar de estes modelos de segurança serem uma prioridade para a maioria das organizações dedicadas a reduzir riscos e ameaças cibernéticas.
O setor de tecnologia lidera a lista das marcas mais imitidas para ataques de phishing. No topo está o Yahoo. Cleber Ribas detalha as ações importantes para organizações e usuários se defendam destes ataques, e comenta a ocorrência recente com a marca do Banco Itaú. Além disto, comenta a dificuldade dos órgãos públicos de lidarem com esta prática do cibercrime e o quanto isto coloca cidadãos em risco.
Outro tema comentado por Ribas são os avanços do ChatGPT e as suas ameaças. O CEO da Blockbit comenta o que já se sabe, as verdades e especulações em torno desta ferramenta que tem sido vista como um divisor de águas na massificação do uso da inteligência artifiial.
Para fechar a semana, Ribas explica por quê a computação em nuvem caiu nas garras do cibercrime e quais cuidados necessários a empresas e consumidores. Assista abaixo.