Entrevista com Especialista

Treinamento, qualificação e valorização profissional na trincheira da cibersegurança

Pesquisa recentemente divulgada pelo OTRS Group indica que a maioria das empresas não está preparada para enfrentar falhas de cibersegurança. Faltam investimentos em tecnologia, segundo o estudo. Mas não apenas isto: Luciano Alves de Oliveira, diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group, alerta as empresas para o que ele chama de “batalha por talentos”. Em termos concretos, isso significa oferecer incentivos para atrair profissionais qualificados, além de participar da educação e treinamento de todos os funcionários.

Nesta entrevista, João Gabriel, desenvolvedor e Head de Tecnologia da Ideen, destaca que o Brasil está entre os países que mais sofrem ataques digitais no mundo e possui grande déficit de profissionais no setor. Uma janela que só exercerá menor impacto sobre os negócios quando as organizações, segundo ele, passarem a investir na formação, treinamento e valorização dos profissionais.

“A cibersegurança se tornou um assunto ainda mais importante para as empresas de todos os setores nos últimos anos, período em que vivemos a pandemia da COVID-19 e a aceleração dos processos de digitalização que a maioria das marcas tiveram de passar para se adequar às novas formas de trabalho, como o home-office”, lembra João Gabriel.

Segundo ele, os ataques a grandes empresas evidenciam a gravidade da falta de profissionais especializados em cibersegurança e criam uma preocupação adicional com a saúde emocional das equipes. “Precisamos pensar em mecanismos que possibilitem um melhor ambiente para que o profissional de cibersegurança seja valorizado e, em consequência disso, tenhamos pessoas mais atuantes nesta área para proteção a ataques cibernéticos”, alerta o especialista nesta entrevista concedida ao hub Cybertech Brasil. Assista à íntegra.

+1
0
+1
0
+1
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *